quarta-feira, abril 13

13 de Abril - Dia do Hino Nacional -1º Execução do Hino Nacional Brasileiro -1831



A letra do hino Nacional é de Joaquim Osório Duque Estrada (1870 - 1927) e  a música foi composta por Francisco Manuel da Silva (1795 - 1865).
Um  concurso foi realizado para escolher um  Hino Nacional após a proclamação da República. Mas  a música vencedora não foi bem aceita pelo público e pelo próprio Marechal Deodoro da Fonseca. Esta composição  seria oficializada depois  como  o Hino da Proclamação da República do Brasil. Sendo assim a música   de Francisco Manuel da Silva, composta em 1822 e conhecida até então como marcha triunfal, continuava sendo considerado  o hino Nacional. Ela foi composta originalmente para banda, instrumental. Chegou a ganhar outras duas letras ao longo dos anos.  Mas   em 1906  foi realizado um novo concurso para a escolha da melhor letra que se adaptasse ao hino, e o poema declarado vencedor foi o de Joaquim Osório Duque Estrada. Esta é a versão que permanece até os dias de hoje.
O Hino nacional foi comprado em definitivo pelo presidente Epitácio Pessoa   em 21 de agosto de 1922, dando assim propriedade plena e definitiva da letra do hino pelo decreto 4.559. A compra foi oficializada pela lei nº 5.700, de 1 de setembro de 1971, publicada no Diário Oficial (suplemento) de 2 de setembro de 1971.
O Hino Nacional do Brasil é executado em continência à Bandeira Nacional e ao presidente da República, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal, assim como em outros casos determinados pelos regulamentos de continência ou cortesia internacional. Sua execução é permitida ainda na abertura de sessões cívicas, nas cerimônias religiosas de caráter patriótico e antes de eventos esportivos internacionais.
Durante a execução do Hino Nacional, todos devemter uma  atitude de respeito, de pé e em silêncio. Civis do sexo masculino com a cabeça descoberta e os militares em continência, segundo os regulamentos das respectivas corporações.

Baixe o Hino Nacional Brasileiro em mp3 para o seu computador agora, clicando aqui.

Hoje também é dia dos Jovens e do Office Boy. Parabéns aos trabalhadores e a todos os jovens do mundo !

Um comentário:

  1. Nossa *-* (me sentindo super patriota aqui)-q
    e eu que só achava que dia 13/04 era importante por ser o dia do beijo ><

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Espero que tenha gostado e que tenho se identificado com alguma postagem do nosso blog. Deixe a sua opinião, sugestão ou crítica. Lembrando sempre é claro que não serão aceitos comentários com ofensas e agressão. Não se esqueça de deixar seus contatos: Nome, Email Twitter, Facebook, Blog, Site. Assim eu vou pode agradecer a sua visita !!
Com Carinho.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...