segunda-feira, maio 16

Os benefícios da cetelha asiática !!

O que é centella asiática?

A centella asiática é uma pequena planta herbácea da família Apiaceae. Ela é nativa do Sri Lanka (ilha ao sul da Índia), Austrália, Indonésia, Malásia, Melanésia, Nova Guiné e outras partes da Ásia. Ela é usada na tradicional medicina chinesa e na medicina ayurveda (prática médica desenvolvida na Índia há cerca de 5 mil anos).
Centella asiática cresce ao longo de valas e áreas baixas molhadas. Uma vez que a centella asiática é uma planta aquática, ela é especialmente sensível a poluentes na água, os quais facilmente incorpora.

Uso culinário da centella asiática

A centella asiática é usada na cozinha do Sri Lanka, sendo mais freqüentemente preparada como mallung, um acompanhamento tradicional do arroz e curry, e vai especialmente bem com pratos vegetarianos como parippu e curry de abóbora. Centella asiática é considerada bem nutritiva.

Ação da centella asiática

A centella asiática é levemente antibacteriana, anti-inflamatória, anti-ulcerogênica, ansiolítica (controla a ansiedade), estimulante circulatório e diurética. A centella asiática também tem propriedades antioxidantes, ajudando a proteger o organismo da ação danosa dos radicais livres.

Uso fitoterápico da centella asiática

Na medicina tradicional acredita-se que comer centella asiática crua ajuda a manter a juventude. No sudeste asiático o suco das folhas da centella asiática é usado para aliviar a hipertensão e como tônico geral para a boa saúde. Cataplasma das folhas da centella asiática também é usado para tratar feridas abertas.
Vários estudos científicos têm documentado a capacidade da centella asiática ajudar na cura de feridas, o que é reponsável pelo seu uso tradicional em lepras. Com o tratamento com centella asiática a maturação da cicatriz é estimulada pela produção do colágeno tipo I. O tratamento também resulta em redulção da reacção inflamatória e produção. Os esteróides isolados da planta têm sido usados para tratar lepra. Centella asiática também é utilizada para revitalizar o cérebro e sistema nervoso, combater o envelhecimento, e elevar a atenção e concentração.

Créditos:
Tradução: © 2008, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Centella asiatica" (en.wikipedia.org/wiki/Centella_asiatica).

4 comentários:

  1. Interessante, eu não conhecia. nunca tinha visto falar.

    ResponderExcluir
  2. Os benefícios vão além.
    Vale a pena experimentar !!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá!adorei o blogggg!!!Já sou seguidora!
    Q tal vc seguir o meu tbemm?!!!!!Monique
    www.bysantaanja.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Extrato de ervas para varizes.
    elimina vasos e varizes.Veja depoimentos no site.
    www.varizestemcura.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Espero que tenha gostado e que tenho se identificado com alguma postagem do nosso blog. Deixe a sua opinião, sugestão ou crítica. Lembrando sempre é claro que não serão aceitos comentários com ofensas e agressão. Não se esqueça de deixar seus contatos: Nome, Email Twitter, Facebook, Blog, Site. Assim eu vou pode agradecer a sua visita !!
Com Carinho.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...