segunda-feira, março 26

Ouvir música na Gravidez.


Não existem comprovações científicas, embora muitos profissionais estejam debruçados em estudos e pesquisas sobre o assunto. Mas se for seguir a teoria de que o que faz bem para a mãe, por consequência, faz bem ao bebê também, então, as mulheres que gostam de ouvir música na gravidez, certamente, vão fazer os seus bebês felizes.

Alguns indícios já comprovam que faz bem ouvir música na gravidez, como um estudo recente feito em Taiwan, na China, que indicou que as gestantes que escutaram, todos os dias, trinta minutos de música no período de duas semanas, pelo menos, já reduzem consideravelmente os sintomas de ansiedade, estresse e depressão, se comparado às mulheres grávidas que passarem pelo pré-natal sem a participação da música.

Essa pesquisa foi realiza com diversos tipos de música, como a clássica, canções infantis e sons da natureza. O resultado mostrou efeito positivo, uma vez que se identificou o aumento da atividade cerebral do feto e o seu fortalecimento na ligação com a mãe, crescendo o vínculo entre ambos.

Não necessariamente a mulher deve ouvir esses três estilos de música que entraram no estudo, mas sim, músicas que ela goste e que lhe façam bem, desde que não seja um metal pesado, que pode deixar a criança irritada, o que ela possa responder com alguns pontapés. Para comprovar essa relação do feto com a música, você pode ouvir sempre uma determinada canção e, depois que o bebê nascer, cantarolar ou colocar a música para ele ouvir, certamente o recém-nascido vai reagir a esse som, o que será percebido em seu semblante.

O que já é comprovado cientificamente, no entanto, é que desde a 20ª e 21ª semanas de gestação, o bebê já percebe os sons externos ao útero. E isso não se refere apenas à musica, como também à voz da mãe. Por isso, melhor do que ouvir música, é a mãe conversar com o seu bebê, assim como o pai, pois ele já vai estar ouvindoo que os seus progenitores têm a dizer e depois identificará facilmente o som de suas vozes.

As clínicas especializadas em musicoterapia podem dar ainda mais dicas e a gestante pode iniciar um tratamento terapêutico à base de música durante a gravidez. Existem clínicas em São Paulo, inclusive, que os músicos são convidados para fazer uma pequena apresentação ao estilo voz e violão durante a ultrassonografia.

Paralelo às pesquisas que estão sendo realizadas, os cientistas e médicos concordam fundamentalmente em um ponto: a melhor música para se ouvir durante a gravidez é a clássica. Alguns desses profissionais especulam, ainda, que as sinfonias de Vivaldi e Mozart são as melhores, uma vez que elas ajudam as mães e os bebês a relaxarem e dormirem.

No entanto, se você colocar uma música para o seu bebê ouvir de dentro de sua barriga, não ultrapasse uma hora por dia. Além disso, não exagere no volume do som e escolha um repertório de qualidade. Mais do que isso, a comunicação com o feto é essencial, diga a ele o quanto você está feliz em recebê-lo, será uma forma de deixá-lo mais tranquilo na hora do nascimento.

3 comentários:

  1. Muito legal esse post!!!Adoreiiii
    Bjsss
    http://weniasaldanha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, estou te seguindo.
    Se puder fazer o mesmo.
    Comecei agora.

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Olha eu acho super bacana, ainda não sou mãe mas o dia que engravidar vou fazer isso!

    Bjs; Janini

    http://www.perfumedepitanga.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Espero que tenha gostado e que tenho se identificado com alguma postagem do nosso blog. Deixe a sua opinião, sugestão ou crítica. Lembrando sempre é claro que não serão aceitos comentários com ofensas e agressão. Não se esqueça de deixar seus contatos: Nome, Email Twitter, Facebook, Blog, Site. Assim eu vou pode agradecer a sua visita !!
Com Carinho.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...