quinta-feira, maio 3

15 Mitos comuns sobre a Pílula Contraceptiva.

Afinal, pílula engorda? Dá varizes? Prejudica a pele e os cabelos ? Piora o humor?


Imagem de reprodução. Retirada do site de busca Google.
Confira esta matéria e esclareça todas as suas dúvidas !

A pílula - como é popularmente conhecido o Anticoncepcional Oral Combinado - é possivelmente o método de contracepção mais comum no mundo: calcula-se que nada menos que 90 milhões de mulheres no mundo todo façam uso da pílula !
Os anticoncepcionais atuam evitando que ocorra a ovulação - liberação de óvulo pelos ocários, que se da por volta do 14º dia do ciclo menstrual.
Com esse número de usuárias, não é de se espantar que os anticoncepcionais orais (ou, abreviando ACOs), façam parte do seleto grupo de medicamentos mais exaustivamente pesquisados desde o seu surgimento, há cerca de 35 anos.
Apesar de toda essa pesquisa, alguns mitos e dúvidas ainda persistem. Afinal, pílula engorda? Dá varizes ? Prejudica a pele e os cabelos? Piora o humor?

PARAR DE TOMAR PÍLULA PODE CAUSAR ACNE?Sim, pode. Os androgênios (hormônios masculinizantes) têm sido implicados na etiologia da acne vulgar, possivelmente por intensificar a hiperceratose folicular. Os ACOs reduzem os níveis sanguíneos de androgêniose, dessa forma, podem colaborar para diminuir a gravidade da acne. Por outro lado, como não existem verdades absolutas na medicina, em algumas raras mulheres a acne pode ser um efeito colateral da pílula.

CERTOS MEDICAMENTOS PODEM ANULAR O EFEITO DO ANTICONCEPCIONAL?
Sim. Sabe-se que  ampicilina, por exemplo, um antibiótico bastante comum e utilizado no tratamento de infecções urinárias e pneumonias, entre outros, podem reduzir a eficácia do ACOs. Ainda, várias drogas anticonvulsivantes (utilizadas no tratamento de diversas formas de epilepsia) podem diminuir a eficácia dos ACOs. Nesses casos, as mulheres devem certificar-se de que o contraceptivo oral escolhido contenha pelo menos 50 microgramas de etinil-estradiol ou mestranol.

MULHERES QUE USAM PÍLULA TÊM RISCO DE CÂNCER DE MAMA E ÚTERO?Vamos por parte. O risco de câncer de mama é praticamente o mesmo entre usuárias e não usuárias de ACOs. nos tumores malignos do endométrio (camada mais interna do útero) e do ovário, a pílula exerce um efeito protetor - as usuárias de ACOs apresentam metade do risco de câncer de endométrio e ovário das não usuárias.
Entretanto, o uso de ACOs por mulheres jovens parece associar-se ao surgimento de miomas uterinos (tumores benignos) na pré-menopausa, mas são necessários outros fatores reprodutivos (a pílula não leva a culpa sozinha).
Quanto à relação entre câncer de cérvice uterina e uso de ACOs, parece não existir consenso - alguns estudos indicam um aumento na incidência, mas nada está definitivamente comprovado.

PÍLULA ENGORDA?Ainda que o ganho de peso esteja entre as queixas mais comuns das mulheres que utilizam ACOs, estudos mostraram que isto pode não ser completamente verdadeiro. Uma pesquisa recente avaliou a variação de peso de 128 mulheres em uso de ACOs durante quatro meses e descobriu que 72% das pacientes não apresentaram qualquer alteração de peso no final do período. Assim, queixar-se de ganho de peso já não é a melhor desculpa para interromper o uso da pílula.

PÍLULA FAZ MAL AO CABELO?Não existem evidências científicas, comprovando este fato.

A PÍLULA AUMENTA O RISCO E O NÚMERO DE VARIZES ?Os ACOs possuem diversos efeitos sobre o sistema cardiovascular e é possível que estejam envolvidos de alguma forma no desenvolvimento de teleangiectasias (varizes), mas as pesquisas produziram resultados controversos até o momento.

A PÍLULA PODE ALTERAR O HUMOR?Podem ocorrer náuseas, dor de cabeça, dor nos seios, sangramentos vaginais irregulares e depressão nos primeiros meses de uso da pílula, mas estes efeitos colaterais frequentemente cessam após alguns meses.

A PÍLULA PODE SER USADA NO TRATAMENTO DA ENDOMETRIOSE?

ACOs realmente fazem parte do tratamento não cirúrgico desta doença. Progestinas isoladamente podem ser úteis e são a primeira escolha de muitos especialistas.

A PÍLULA ALIVIA AS CÓLICAS MENSTRUAIS ?

A menstruação dolorosa (chamada de dismenorreia pelos médicos) é menos frequente nas mulheres que não ovulam. Por isso, os ACOs podem ser úteis em 70-80% dos casos de dismenorreia. Quando a pílula é suspensa, as mulheres geralmente sentem a mesma intensidade de dor que apresentavam antes de seu uso.
Todavia, alguns ACOs podem estar associados à ocorrência de hioermenorreia (menstruação muito volumosa e intensa) e a falta de controle de problemas no ciclo mensatrual, caracterizada principalmente por sangramentos irregulares e menstruações dolorosas são problemas comuns enfrentados por algumas usuárias de ACOs, sendo uma das principais razões de suspensão do uso - cerca de 1/3 das mulheres em uso de ACOs apresentam sangramentos (spottings) intermenstruais.

MULHERES QUE TOMAM PÍLULA DEMORAM MAIS PARA ENGRAVIDAR QUANDO PARAM?

Verdade. O retorno à fertilidade em mulheres que interromperam o uso de ACOs leva mais tempo quando comparado às mulheres que interromperam outros métodos contraceptivos, mas não parece haver prejuízo da fertilidade como um todo.

A PÍLULA AJUDA A PROTEGER OS OSSOS ?

Algumas pesquisas têm mostrado que o uso de altas doses de ACOs em mulheres após a menopausa diminui o risco de fraturas e suspeita-se que o seu uso possa melhorar a densidade mineral óssea em mulheres jovens, mas faltam maiores comprovações científicas.

MULHERES COM DOENÇA FALCIFORME PODEM TOMAR PÍLULA?

Mulheres com drepanocitose ( doença falciforme) frequentemente não fazem uso de ACOs contendo estrogênio e progesterona, pois preocupam-se com a possibilidade dos hormônios piorarem a doença. Estudos laboratoriais não encontraram evidências, comprovando esse temor.

MULHERES COM LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO (LES) PODEM TOMAR PÍLULA?

Os ACOs podem precipitar episódios de LES em mulheres portadoras dessa doença. Por esse motivo, a pílula não é recomendada em mulheres com LES.

TENHO MAIS DE 40 ANOS E ACABEI DE TER MINHA ÚLTIMA MENSTRUAÇÃO. AINDA PRECISO TOMAR PÍLULAS?

Sim, pois parar com a pílula pode resultar em uma gravidez indesejada. Nas mulheres que estão entrando na menopausa, recomenda-se o uso de ACOs por 12 meses após a última menstruação.

A PÍLULA PODE PIORAR A ASMA?

Não. As alterações nos níveis hormonais parecem ter um papel importante na gravidade da asma nas mulheres, e cerca de 30 a 40% das mulheres apresentam flutuações na gravidade das crises relacionadas ao ciclo menstrual. A crise tende a ocorrer três dias antes e durante os quatro dias da menstruação. Os ACOs podem ajudar esses casos, nivelando as flutuações hormonais.

VOCÊ USA A PÍLULA CONTRACEPTIVA?
TEM ALGUM PROBLEMA OU SENTE ALGUM MAL ESTAR DURANTE SEU USO?
DEIXE REGISTRADO AQUI A SUA EXPERIÊNCIA !!!


Fonte: Equipe Editorial Bibliomed. 15 Mitos comuns sobre a pílula. 13 de janeiro de 2008. Disponível em: http://boasaude.uol.com.br/lib/emailorprint.cfm?id=5225&type=lib. Acesso em 13 de junho de 2011.

4 comentários:

  1. Milhões de dúvidas foram esclarecidas agora.
    Essa que engordava até eu acreditava!
    Seguindo aqui!
    Bjus!

    www.senhordoseculo.com

    Beauty 4 Men

    ResponderExcluir
  2. Eu também pensava que engordava, mas depois que o meu corpo acostumou, percebi que não era por causa da pílula!! ;}
    Esclareceu dúvidas!
    Ótima sexta!!
    Bjs,
    mundomenininha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Tomo a muitos anos, e nao sinto nenhuma reação ruim...beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá!! Retribuindo a visita :-)
    Eu tomei pílula e gostei muito.
    Não sentia mais cólicas,amenizou a aparência da minha pele que é mega oleosa, me deixou com a pele mais firme, não me engordou (que pena) eu queria engordar. kkkkkkk
    E acabou com todos os sintomas da TPM.
    Nossa é uma maravilha, além de evitar alguns tipos de miomas e até mesmo câncer no útero.
    Super recomendo, que todas as meninas mais novas,enfim...procure um ginecologista que ele saberá qual será a melhor pra vocês!!!
    Beijos!!
    http://nessaworld-cantinhodanssa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Espero que tenha gostado e que tenho se identificado com alguma postagem do nosso blog. Deixe a sua opinião, sugestão ou crítica. Lembrando sempre é claro que não serão aceitos comentários com ofensas e agressão. Não se esqueça de deixar seus contatos: Nome, Email Twitter, Facebook, Blog, Site. Assim eu vou pode agradecer a sua visita !!
Com Carinho.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...